Secretaria Municipal faz parceria com SISEM para recuperação do Museu Dr. Fernando Costa

18/02/2016 20:34
A Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo - SISEM e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, estabeleceram parceria para a execução de um Plano de Trabalho, referente à adequação das condições de salvaguarda do acervo pertencente ao Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa.
 
Em 2013, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Kleber Gabriel da Silva, em visita à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, encaminhou à direção do SISEM-SP ofício solicitando apoio técnico (orientações/autorização) para a recuperação do acervo que ainda pertence ao Governo do Estado.
 
Em 2014, ocorreu visita técnica ao Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa pelo diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus, Davidson Panis Kaseker, acompanhado pela coordenadora da equipe técnica da ACAM Portinari, Joselaine Mendes Tojo, para avaliação das condições do acervo, o qual se encontrava sem visitação dede 2005. Estudava-se, naquele momento, o estabelecimento de parceria com o projeto federal Pronatec para a realização de restauro do edifício do museu, no entanto, tal parceria não se concretizou. Finalmente, após novas solicitações do Secretário e da Prefeita Cristina do Léssio, realizou-se nova visita diagnóstica ao Museu, com o intuito de adoção de medidas técnicas para sua recuperação. Assim, foi criado um cronograma para o trabalho que deverá começar no dia 7 de março e se estender até 31 de maio deste ano. As principais estapas do trabalho são as seguintes: treinamento da equipe; desenvolvimento do trabalho de higienização, conferência de acervo, atualização de inventário e embalagem de peças; preparo e montagem do espaço de reserva técnica temporária; concepção do mapeamento de localização do acervo; concepção e entrega da listagem final de acervo e relatório final de atividades.
 
Após essa tarefa, terão início os novos procedimentos para reativação do Museu, também com orientação técnica apropriada. Em 2015, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo , em parceria com a Oficina Regional Sérgio Buarque de Holanda, realizou uma Oficina de Catalogação, Acondicionamento, Higienização e Conservação de acervo museológico, a fim de capacitar interessados em auxiliar no processo de recuperação.
 
Kleber Gabriel, Secretário de Cultura e Turismo afirma que "o trabalho será técnico e especializado, pois não se pode tratar o tema sem esse compromisso mínimo. As questões relacionadas à museologia, patrimônio e memória nunca receberam a devida atenção. Da mesma forma que não se pode ter uma biblioteca sem bibliotecária, um hospital sem médico, é inconcebível uma museu sem museólogo ou técnico da área. O Plano Municipal de Cultura servirá para corrigir isso."